Menu Escute a rádio online | Cuiabá

Notícias

Incêndio consome 26.000 hectares de vegetação no Pantanal

Publicado em 28/07/2020 às 15:42



Uma das maiores ocorrências de incêndio no Pantanal de Mato Grosso com as nuvens podendo ser avistadas de prédios em Cuiabá – um dos observatórios utilizados foi o topo do Hotel Taiamã, na capital e a torre da Igreja Católica de Cáceres, cidade a 210 quilômetros de Cuiabá, demorou para ser contida.
Estima-se que 26.000 hectares de vegetação no Pantanal foram consumidos no incêndio com as cinzas atingindo, inclusive, boa parte de Várzea Grande e a região do Porto na capital do Estado.
Ainda não se sabe se o incêndio foi proposital, ou seja, de uma queimada das muitas feitas nesta época para limpeza de pastos, ou, uma queimada por combustão espontânea.
Apesar do período proibitivo de queimadas ter sido ampliado, só podendo realizar-se em meados de setembro, a tradição cultural de limpeza de pastos com fogo não vem precedida de cuidados como a realização de aceiros para evitar a propagação do fogo.
Basta, nessas condições, uma simples mudança na direção do vento para que a queimada saia de controle sem encontrar qualquer tipo de obstáculo para evitar a propagação do fogo.
Milhas de pássaros, bichos e outros animais são afetados pelas queimadas e a BR 040 passa a ser uma testemunha muda da mortandade com animais atropelados na pista quando tentam fugir dos incêndios.
A queimada fragiliza os solos porque consome a matéria orgânica que poderia, com o tempo, proporcionar uma melhora na condição do solo, mas, firmou-se a cultura de que a rebrota é melhor após a queima de pastagens secas.
As campanhas de combate a incêndios foram suspensas pelo Ibama, o que, por certo reflete a incapacidade de se formular uma política adequada para evitar incêndios como já se realizaram em muitas ocasiões.
A PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIOS FLORESTAIS OU NA VEGETAÇÃO AINDA NATIVA DO PANTANAL E DA AMAZÔNIA É UMA ESPÉCIE DE ANTIPOLÍTICA PÚBLICA QUE ACONTECE, APESAR DA BAIXA FISCALIZAÇÃO NESSE IMENSO TERRITÓRIO.

Localização

Av. Historiador Rubens de Mendonça 1731 - Bosque da Saúde
CEP: 78050-000
Fone: (65) 3642-3947
contato@radioconti.com.br

Sitevip Internet