Menu Escute a rádio online | Cuiabá

Notícias

Novos protocolos e observação clínica oferecem mais tratamentos para a covid 19 mas ninguém deve se automedicar

Publicado em 28/06/2020 às 15:47



O médico infectologista Abdon (Áb – dôn)  Karhawi  (Ca ra ví), membro do Gabinete de Situação do Governo de Mato Grosso alerta sobre a automedicação e diz: “Existem várias medicações utilizadas na prática médica para combater o novo coronavírus. Algumas com base científica muito boa, outras, com menos, mas cada médico tem autonomia para definir o tratamento adequado. É o especialista que vai avaliar qual a melhor indicação de medicamento e em qual fase da doença deve ser utilizada”.
Segundo o médico, não se pode confiar em medicamentos que não sejam prescritos por médicos ou profissionais habilitados para isso. E acrescenta: “portanto, inutilizem as indicações de medicamentos para a pandemia enviadas por whatszapp ou por outras mídias sociais, como facebook e o instagram”.
Abdon Karhawi alerta, ainda, que ninguém deve se automedicar sob risco de sérios danos à própria saúde. “Dependam, sempre, da prescrição médica ou de um agente de saúde para prestar atendimento. A automedicação pode causar lesões ao próprio corpo de quem dela faz uso, como pode aumentar o risco de desabastecer as farmácias de medicamentos utilizados para tratamento de outras doenças.”
O médico informa que a doença continua se expandindo e que a melhor forma de contenção, neste momento, é o distanciamento social e no caso de algumas cidades em estágio de risco muito elevado é indispensável o isolamento social mais radical.
Diz o médico: “Este é o meu recado. Previnam-se. Quem puder ficar em casa, fique em casa. Se isole, porque, por enquanto, a melhor forma de prevenção é não manter contatos com outras pessoas”.
CADA UM É RESPONSÁVEL POR SI, POR SEUS PRÓXIMOS E PELA SOCIEDADE EM QUE VIVE.
FAÇA A SUA PARTE:
PROTEJA-SE!

Localização

Av. Historiador Rubens de Mendonça 1731 - Bosque da Saúde
CEP: 78050-000
Fone: (65) 3642-3947
contato@radioconti.com.br

Sitevip Internet