Menu Escute a rádio online | Cuiabá

Notícias

Profissionais da saúde estão se contaminando, mas, pressão continua

Publicado em 28/06/2020 às 10:51



Hildenete Monteiro Fortes, presidente do Conselho Regional de Medicina, aponta a pressão sobre os profissionais de saúde com o agravamento da pandemia e o alto nível de stress em que se é obrigado a trabalhar.
Há, ainda, o risco de contaminação, principalmente nas Unidades de Terapia Intensiva, que já levaram 3 médicos a leitos dessa natureza e o registro de uma morte decorrente da Covid 19.
Dejamir Soares, do Sindicado dos Profissionais de Enfermagem, fala em contaminação da ordem de 60% e aponta 363 casos confirmados ou suspeitos e 5 mortes em 30.000 profissionais de enfermagem no enfrentamento às infecções pelo novo coronavírus.
O dirigente sindical disse que os profissionais preferem se afastar nem sempre alegando o real motivo – a contaminação pela Covid 19 – devido ao preconceito e ao receio de transmissão, pois, no exercício profissional o ambiente é propício à transmissão do vírus por mais equipamentos de proteção individual que se utilize.
Tanto os profissionais de nível superior quanto os técnicos de enfermagem reclamam da ausência de testagem o que os leva a navegar no escuro e a evitarem contato com as próprias famílias para que ninguém venha a adoecer.
Cumprem-se os protocolos de biossegurança, mas, basta um gesto ou ação mal elaborada para que a transmissão ocorra o que faz do trabalho diário um foco de tensão permanente.
O aumento do contágio e a elevada taxa de ocupação dos leitos de terapia intensiva submetem todos os profissionais de saúde a uma sobrecarga de trabalho devido aos afastamentos constantes de médicos, técnicos ou enfermeiros contaminados.
Não é por outra razão que já não se encontram quadros profissionais disponíveis para manter o aparato de saúde em seu pleno funcionamento o que eleva, inevitavelmente, a carga de trabalho.
As duas organizações profissionais esperam que as autoridades de Saúde se manifestem pela testagem, uma forma de mitigar um pouco o stress que a que todos esses profissionais estão submetidos.
QUE CADA UM FAÇA A SUA PARTE E BUSQUE SE PROTEGER A SI, AOS FAMILIARES E A SOCIEDADE EM QUE VIVE.
SÓ OBSERVANDO E CUMPRINDO AS RECOMENDAÇÕES DAS AUTORIDADES PODE SER REDUZIDA A TAXA DE TRANSMISSÃO E, COM ISSO, MENOS PRESSÃO SOBRE O TODO O APARATO PÚBLICO DE SAÚDE.

Localização

Av. Historiador Rubens de Mendonça 1731 - Bosque da Saúde
CEP: 78050-000
Fone: (65) 3642-3947
contato@radioconti.com.br

Sitevip Internet